Closed Guard
Quais são as origens do Brazilian Jiu-Jitsu? É apenas um subproduto - uma prole rebelde - do judô? Qual era a natureza e o conteúdo da arte que Mitsuyo Maeda, também conhecido como “Conde Koma”, e outros japoneses ensinavam na Amazônia? Foi Judo? Jiu Jitsu? Seu próprio estilo pessoal testado na luta, construído sobre os alicerces do judô e informado por suas dezenas e dezenas de lutas ao redor do mundo? Qual foi a ponte entre a arte que aprendeu no Kodokan e o estilo brasileiro que o reivindica como padrinho - um estilo hoje praticado por milhões de pessoas no mundo inteiro (e cada vez maior)? Será que Maeda deveria estar no centro dessa história? E qual foi o papel de Carlos e Hélio Gracie nisso tudo? Eles “inventaram” o BJJ? O BJJ existiria sem eles? E se, o que, se é que alguma coisa, eles criaram? E por que essa história importa para o praticante médio de Jiu-Jitsu hoje?
Qualquer história possui sua narrativa oficial com seus próprios personagens e eventos favoritos. Mas a verdadeira história raramente é simples e, mais frequentemente do que não, a história real é muito mais rica do que a versão popular que é amplamente repetida e transmitida. A história do Jiu-Jitsu e do MMA no Brasil não foge desse paradigma. O recente renascimento da pesquisa em relação à história das artes marciais no Brasil despertou a curiosidade do autor, que por sua vez levou ao documentário Guarda Fechada: As Origens do Jiu-Jitsu no Brasil, que por sua vez deu origem a este livro.
Este manuscrito começou como um relato das lembranças do autor sobre a produção do filme e rapidamente cresceu muito mais. Abrindo guarda fechada: a história por trás do filme contém conclusões, análises e interpretações históricas, bem como a história por trás do documentário em si e os muitos desafios que enfrentou ao longo do caminho. Contém entrevistas, artigos de pesquisa relativos à história do Jiu-Jitsu no Brasil, bem como a própria visão do autor sobre o estado atual do BJJ e do MMA. Por fim, é a história do autor redescobrindo seu amor pelo Jiu-Jitsu de uma forma totalmente nova e inesperada.
SOBRE O AUTOR
Nascido nos Estados Unidos de mãe e pai brasileiros, e tendo passado a vida entre os dois países, Robert Drysdale continua sendo o único competidor americano a vencer os Campeonatos Mundiais da IBJJF e do ADCC, os dois torneios de maior prestígio de Jiu -Jitsu. Além disso, ele também cultivou a carreira no MMA, tanto como lutador quanto como treinador. O autor também possui um Bacharelado em História, bem como uma paixão de longa data por esta disciplina. Ele mora em Las Vegas, Nevada, onde dá aulas de Jiu-Jitsu Brasileiro. Ele também é cofundador da equipe internacional Zenith Jiu-Jitsu, e é pai de duas meninas